Primeiro, venho trazer aqui um vídeo interessante que eu vi e que eu gostaria que alguém da equipe assistisse caso haja algum tempo e se conseguissem tirar alguma conclusão ou reafirmar algo, talvez ajude um pouco o game. Vídeo: Veredito dos MMORPGs em 2021 | Quem Ganhou & Quem Perdeu? Qual o Legado Desse Ano? - YouTube Depois, gostaria de generalizar e explicar o motivo de eu estar fazendo isso e também fazer uma sugestão baseado nessa generalização. Todos nós como pessoas temos nosso ego próprio, assim como as empresas (sejam grandes, médias ou pequenas) também tem seus egos. Algo que dê orgulho e paixão e que ninguém é permitido falar mal. Algo que somos bons, algo que entendemos, o sentimento de ser melhor, de fazer bem, de ser superior. Isso é bom de certa forma, essa autovalorização. Mas não vou entrar nos benefícios, mas sim nas coisas ruins que podem acontecer ja que meu objetivo é propor uma solução/prevenção para um possível problema. Dito isso, meu foco é justamente fazer uma comparação entre o potencial da uzmi/ToS e outras empresas/jogos. Não vou dizer que a uzmi vai se tornar gigante porque não tenho conhecimento para afirmar isso ou negar, mas acredito que seja visível a todos o potencial, junto com as propostas, da empresa e, supondo que a uzmi terá muito sucesso e cresça, é possível que surja um problema que aparece em outros jogos/empresas: "Eu sei o que estou fazendo, não se meta. Não preciso que ninguém que não sabe o que estou passando, o que está envolvido e o que estou fazendo tente dizer que sabe mais que eu em nada." Enquanto, sim, esse 'problema' é algo ruim, esse pensamento não deixa de estar correto porque tem muita gente que só fala muita ***** sem entender nada. Porém, quero ressaltar a parte positiva da opnião de alguém. Quando se perde a humildade e, após o sucesso, procurar feedback de outros acaba sendo uma prioridade menor porque "já temos um time e conselheiros bem capacitados que trouxeram esse sucesso e acreditamos que estamos bem completos nesse sentido". Entretanto, ouvir o maior número de pessoas possível sempre que der é muito mais beneficial do que se prender e fechar na bolha e comprovações disso estão em inúmeras fontes. Tendo explicado o possível problema, trago uma sugestão que acredito que possa ajudar nesse sentido e é aqui que entra o vídeo apresentado acima. Não quero promover o vídeo em si, mas sim promover a ideia por trás do vídeo. Acima, temos um vídeo de um cara/criador de conteúdo que está fornecendo um pensamento/feedback pessoal sobre cases fracassados/bem sucedidos de mmos ou jogos no geral e a minha proposta é justamente essa: ao invés de se fixar no feedback da própria comunidade (que já é um avanço daora) e no dos criadores parceiros, também procurar vídeos desse tipo com a humildade de aceitar opniões contrárias e inesperadas e talvez aprender algo que era desconhecido antes. Quantos vídeos no youtube que tem o seguinte template "eu gostaria que a empresa X visse esse vídeo, mas isso nunca vai rolar, então estarei falando só pra vocês mesmo". Procurar tais vídeos revoltados, opniões sinceras, gameplays de criadores pequenos/médios/grandes não vinculados com o game/empresa podem trazer grandes benefícios. Possível problema: Se importar menos com a opnião de outras pessoas, mas mais especificamente deixar de se importar com opniões de pessoas de fora da bolha. Opniões que podem ser valiosas e podem trazer grandes benefícios. Possível prevenção/solução: Ativamente procurar feedback no youtube sobre jogos/mmos e fazer uma comparação com o ToS ou com a empresa. Talvez vídeos sobre o próprio ToS de criadores meio desconhecidos dada que a opnião dele está baseada em algo plausível. Motivo pra 'criar' tal problema: Só de ouvir a própria comunidade os ganhos já são imensos, mas também procurar tipos semelhantes de conteúdos no youtube pode trazer benefícios imensos. Ao invés de pagar pra fazer uma pesquisa, a opnião já está pulicada e só basta pegar e usar como referência. Opniões de pessoas que são players como nós e que tem os mesmos objetivos e experiências como nós. Então, é bem possível que não fazer isso é estar deixando de ganhar uma "awareness" maior das coisas ao redor.
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
já tinha visto esse vido! Aqui temos um grande diferencial, estamos criando o jogo para nos da UZMI, somos uma empresa que jogar MMORPG desde criança, por isso queremos um jogo onde todas a comunidade se divirta-se jogando!
De players, pra players. Um conceito para se apostar!