Na vida um fracasso sempre pode ser um momento de grande aprendizado e no ToS isso não é diferente.
Toda vez que você tenta produzir algo no processo de Construção e fracassa, a experiência adquirida é superior aquela que você receberia se tivesse sucesso (acredito que até 3 vezes).
O mesmo acontece quando você tenta coletar um material avançado. Existe a chance de você fracassar na coleta e quando isso acontecer sua experiência também será maior.
Nesse sentido o jogo te dá a opção de arriscar mais e assim acelerar seu avanço.
Um exemplo prático: Suponha que você deseja evoluir sua mineração. Você já alcançou o nível 20 e a experiência adquirida sobe lentamente por volta desse nível ao coletar ferro. Se ao invés disso você tentar coletar cobre, você provavelmente vai falhar na maioria das vezes mas a experiência adquirida será grande e rapidamente você irá alcançar o nível 30. Por volta desse estágio você quase nunca irá fracassar na coleta do cobre mas também já começa a coletar do estanho (o que irá reiniciar o processo).
Agora como aplicar isso para a produção/craft?
Você pode investir na confecção de materiais com alta chance de fracasso para maximizar seu aprendizado.
Outro exemplo prático.
No nível 0 o processo de refino do ferro possui chance de fracasso. Por essa razão, atingir o nível 10 será rápido. A partir daí sua chance de sucesso já será alta e a experiência por sua vez reduzida. Assim que você liberar o refino de cobre você irá reiniciar o processo pelo que passou no refino de ferro no nível 10.